FAQ - Especialistas da Siemens audiologia respondem às suas perguntas.

Os fonoaudiólogos da Siemens respondem suas principais perguntas.
Abaixo estão algumas das perguntas mais comuns considerando a perda auditiva e os aparelhos auditivos.

Como os aparelhos auditivos funcionam?
RespostaDesligar

Explicando da maneira mais simples, os aparelhos auditivos são dispositivos eletrônicos que captam e amplificam o som. Os sons que normalmente você não ouviria serão amplificados a um volume para que você possa ouvi-los melhor. Os aparelhos auditivos Siemens fazem muito mais do que amplificar o som. Nosso circuito sofisticado é programado por um Fonoaudiólogo para tratar sua perda auditiva e seus recursos de alta tecnologia serão selecionados baseados em seu estilo de vida. Com um belíssimo conceito de arte, os aparelhos auditivos da Siemens são desenhados e desenvolvidos para não mudarem apenas a sua audição, mas também a sua vida.

Como eu sei que os aparelhos auditivos irão funcionar comigo?
RespostaDesligar

Consumidores que compram aparelhos auditivos são sujeitos a um período de teste antes da adaptação. Durante esse período, seu fonoaudiólogo irá trabalhar com você para assegurar a sua completa satisfação. Você terá de agendar ainda algumas visitas para fazer um ajuste fino em seus aparelhos auditivos.

Como nó sabemos se possuímos um problema auditivo?
RespostaDesligar

Na maioria das vezes, a perda auditiva inicia-se de maneira gradativa e despercebida. Aqui listamos os principais sinais de alerta que irão ajudá-lo a determinar qual tipo de perda auditiva é apresentada.

 

  • As pessoas aparentam murmurar com mais frequência
  • Você ouve, mas tem problemas em entender
  • Por vezes você pede para que as pessoas repitam o que disseram
  • Conversas ao telefone são mais difíceis
  • Você não consegue ouvir sons cotidianos como a torneira pingando ou o tic-tac do relógio.
  • É difícil ouvir sem observar o rosto de quem fala
  • Você é avisado que fala muito alto
  • As pessoas dizem que você ouve rádio e TV muito alto
  • Há algo soando ou zumbindo em seu ouvido
  • Conversas são difíceis em um grupo muito grande
  • Você tem problemas de acompanhar conversas com mais de duas pessoas
  • Você sente dificuldades para ouvir em lugares muito cheios como restaurantes e shoppings
  • Você passa muito tempo ouvindo apenas crianças e mulheres
Quanto custa um aparelho auditivo?
RespostaDesligar

Os preços variam de acordo com a tecnologia incorporada nos aparelhos auditivos, as opções selecionadas e os serviços inclusos com a compra. Seus aparelhos auditivos irão depender do seu tipo de perda auditiva e suas necessidades específicas. Muitas das revendas exclusivas oferecem planos de financiamento e opções para todo tipo de consumidor.

Como os aparelhos auditivos podem melhorar minha qualidade de vida?
RespostaDesligar

Os aparelhos auditivos podem melhorar sua qualidade de vida melhorando sua auto-confiança e diminuindo o seu nível de stress. É difícil ser confiante quando se está inseguro com sua audição.

Os aparelhos auditivos também podem melhorar:

  • Relações pessoais. Afinal de contas, o sucesso das relações depende de uma boa comunicação.
  • Performance no trabalho. Os aparelhos auditivos eliminam a necessidade de perguntar constantemente “O que?” ou “Você pode repetir?” e lhe mantém com total entusiasmo.
  • Segurança. Você não quer deixar de ouvir o alarme de incêndio, as rachaduras da casa, o cachorro rosnando por causa de um estranho, um carro que surge enquanto você está andando ou uma ambulância quando está dirigindo.
Eu devo ter algum problema auditivo. O que eu devo fazer?
RespostaDesligar

O primeiro passo é marcar uma consulta com o médico otorrinolaringologista. Ele irá solicitar uma avaliação audiológica para determinar o tipo e o grau da perda auditiva. Dependendo dos resultados, ele irá encaminhá-lo para um fonoaudiólogo para teste com aparelhos auditivos.

Quais são os exemplos de atividades que podem afetar a audição?
RespostaDesligar

Trabalho com exposição a alarmes de incêndio, música alta, fliperamas, atividades relacionadas ao tiro, cinemas, eventos automobilísticos, motocicletas e algumas máquinas industriais.

O que causa perda auditiva?
RespostaDesligar

A maioria dos casos de perda auditiva envolvem danos na orelha interna. Muito comuns, as perdas auditivas ocorrem por causa do envelhecimento e/ou longa exposição a ruídos intensos, que causam desgaste na orelha interna, responsável por enviar os sinais sonoros para o cérebro. Pesquisas científicas também relacionam à hipertensão e diabetes à perda auditiva desde que isso cause danos à orelha interna também. Este tipo de perda auditiva somente poderá ser corrigida com a adaptação do aparelho auditivo, pois não poderá ser revertida.

 

Alguns outros casos de perda auditiva não são permanentes e podem ser tratados com medicação. Estes casos podem ser de excesso de cera, infecções na orelha média e má funcionalidade dos ossículos da orelha média. Um diagnóstico completo pode identificar qual o tipo de perda auditiva você deve ter e qual o tratamento médico que poderá ajudar.

Quais profissões correm o risco de perda auditiva?
RespostaDesligar

Algumas ocupações de risco que podem causar perda auditiva são: comerciantes, trabalhadores fabris, bombeiros, policiais, fazendeiros, operários, atividades militares, indústria de materiais pesados, músicos e outros profissionais de áreas relativas às citadas.

Os aparelhos auditivos irão restaurar minha audição?
RespostaDesligar

Nenhum aparelho auditivo pode restaurar sua audição ao estado normal. No entanto, os aparelhos auditivos da Siemens permitirão que você ouça sons de uma maneira agradável. Seus aparelhos auditivos também o ajudarão a ter uma melhor compreensão de fala.

Eu precisarei de um ou dois aparelhos auditivos?
RespostaDesligar

A maioria das pessoas que possuem perda auditiva por causa do dano da orelha interna terão provavelmente o mesmo grau de perda nas duas orelhas e precisarão usar dois aparelhos auditivos. Se você tiver a perda auditiva em apenas uma orelha, você deverá usar o aparelho auditivo apenas na orelha que estiver ruim.

Usar dois aparelhos auditivos vem provando a melhora do entendimento de fala no ruído, localização, e além disso, melhor qualidade sonora quando comparada ao uso de apenas um aparelho. Hoje, mais de 80% dos aparelhos auditivos são binaurais.

Os aparelhos auditivos me deixarão com aparência mais velha? Vão estragar meu estilo?
RespostaDesligar

Hoje os aparelhos auditivos são menores e desenhados para serem discretos. Muitos até não são percebidos mesmo quando se está bem próximo. Alguns modelos acomodam-se completamente no canal da orelha, tornando-os praticamente invisíveis quando são utilizados. Existem até mesmo opções da “moda” para seus aparelhos auditivos com inúmeras cores e combinações divertidas além de exóticas marcações floridas.

Como posso saber se tenho perda auditiva?
RespostaDesligar

A maioria das pessoas com deficiência auditiva ouve bem em ambientes silenciosos, o que torna difícil para o médico perceber. Por esta razão, ele deve solicitar uma avaliação audiológica.